A Satisfação de Deus Com a Humildade

Poucas coisas são tão claramente expostas nas Escrituras como algo que alegra a Deus quanto a humildade. Entenda humildade aqui como as coisas mais simples, menos percebidas e pouco valorizadas pela sociedade em geral, e não simplesmente o pobre, pois este pode muito bem ser alguém orgulhoso e mau como qualquer homem. Deus não tem prazer com os palácios de mármore dos reis, nem com suas coroas de ouro e pedras preciosas. Na verdade, toda a riqueza que atualmente neste mundo os homens costumam dar muito valor, no novo céu e nova terra serão de valor insignificante como o asfalto das ruas e o concreto das calçadas sob nossos pés (Ap 21.19ss). Deus tem prazer nas coisas singelas e humildes.

Pense, por exemplo, em quanta satisfação ele teve quando criou os céus e a terra, as plantas e os animais e, depois de tudo “E viu Deus que isso era bom”. O Senhor se agradou em ver o que havia feito, não só pela beleza e inteligência maravilhosa de sua criação, mas porque era algo tão singelo comparado com a glória de sua majestade. Ainda assim, ele teve prazer nisso. Pense na criação do homem e da mulher e de como depois de os haver formado ele viu e “eis que era muito bom”. Deus teve satisfação em haver criado do barro um ser tão pequeno e singelo a ponto de soprar dentro desse serzinho seu hálito criador, seu próprio Espírito!

Veja ainda, como mais um exemplo, de como ele sempre compartilhou seu cuidado e preocupação com o órfão, a viúva e o estrangeiro. Essa foi uma das mensagens mais recorrentes de seus servos, os profetas:

“não oprimais a viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre, nem intente cada um, em seu coração, o mal contra o seu próximo” (Zc 7.10)

E:

“Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti; que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus.”

Não dá para citar passagens quanto a isso, pois são centenas, no entanto, está dito que jamais desprezemos os humildes começos (Zc 4.10).

Porém, sem dúvida, a satisfação de Deus com as coisas humildes foi demonstrada mais claramente na pessoa do Salvador. Ele que sendo rico se fez pobre por amor de nós, sendo Deus, se fez homem assumindo a forma de servo, humilhando-se, serviu a própria vida em obediência até a morte de cruz (Fp 2.5-8). O Senhor levou sua humildade ao ponto mais baixo que um homem poderia ir, a ponto de publicamente se expor à uma condição que não lhe era merecida, para que obtivesse para nós a redenção. Por isso, Deus tem prazer na cruz de Cristo. Ela nos fala do quanto Deus ama o humilde a ponto de confiar a ele o seu reino (Mt 5.3).

O Antigo Testamento fala do quanto Deus ama o que é humilde, e o Novo Testamento afirma que por amar o que é humilde Deus sempre o exalta. Deus exaltou a Cristo sobremaneira que o pôs acima de todo nome que se possa referir em toda a existência e diante dele todos os joelhos se dobrarão, tanto dos homens quanto dos anjos, porque ele a si mesmo se humilhou.

Deus se apresentou a nós em forma humilde. E isso nos fala muito acerca do que ele geralmente se identifica. Jesus abençoava e acolhia as crianças, que em geral eram desprezadas até pelos discípulos. Talvez por essa razão ele frequentemente os ensinou a receberem o reino de Deus como crianças e a não ser causa de tropeço para os “pequeninos”. E se ainda não nos damos por satisfeitos com os argumentos, ele mesmo disse: “…aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração” (Mt 11.29).

Assim também devemos amar o que é humilde e nos apegar ao que é simples se queremos conhecer mais a Deus e amar o que ele ama. Deus não se impressiona com nossa falsa grandeza e conquistas, mas tem muita satisfação em que atentemos para o que ele atenta e amemos o que ele ama. Isso faz com que sejamos mais próximos dele e que tenhamos algo em comum em que ele realmente tem a sua atenção.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: